Perguntas frequentes | Mestrado | Ciência dos Materiais - UFMS
PERGUNTAS FREQUENTES | SOLUÇÃO DE PERGUNTAS | CIÊNCIA DOS MATERIAIS - UFMS
Estudo dirigido a solução de perguntas frequentes
AVA [UFMS] > TÓP. ESP.: SÍNT. CARACT. ESP.
P E R G U N T A S F R E Q U E N T E S
Qual a diferença entre dispersões coloidais e suspensões?
Resposta:
Dispersão coloidal: são dispersos (partículas) presentes numa mistura com dimensões que variam de 1 a 1000 nm (nanômetro).
Dispersão: é qualquer mistura de disperso com dispersante (substância que espalha o disperso). Como exemplo seria o sal (disperso) dissolvido no dispersante (água) após mexer com uma colher.
Explicação:
Dispersante (substância com maior quantidade) coloidal (partículas de 1 a 1000 nm) são partículas presentes numa mistura com dimensão (tamanho) que pode variar de 1 a 1000 nm (nanômetro), as quais normalmente estão presentes em qualquer tipo de mistura na fase líquida (sol) ou em gel (gel). Vale frisar que, estas partículas dispersas nesta mistura não são visíveis a olho nu.
Já referente a dispersão, ela é qualquer mistura com mais de uma substância, a qual a olho nu parece ser uma só, homogênea, no entanto ela se apresenta de duas formas;
→ homogênea; e
→ heterogênea.
Estes dois tipos de apresentações de misturas podem se apresentar com três diferentes diâmetros de partículas, tais quais são chamadas de dispersos.
Logo, as diferentes dimensões de cada disperso são:
→ soluções: possuem partículas de até 1 nm (nanômetro).
→ coloides: de 1 a 1000 nm.
→ suspensões: acima de 1000 nm.
C A L E N D Á R I O : ( T E ) T Ó P I C O S E S P E C I A I S
Comentários
Postar um comentário