(TE) Discionário da disciplina | Tópicos Especiais | Mestrado | Ciência dos Materiais - UFMS
DISCIONÁRIO | TERMOS DA DISCIPLINA | TÓPICOS ESPECIAIS
Estudo dirigido com referências bibliográficas
AVA [UFMS] > TÓP. ESP.: SÍNT. CARACT. ESP.
Professor Dr. Sajjad Ullah
DISCIONÁRIO DO TERMOS DA DISCIPLINA DE TÓPICOS ESPECIAIS:
Soluto: substância que pode ser dissolvida, uma substância "solta", sem vínculos, como o solvente.
Característica principal:
- sua presença cria as soluções (misturas homogêneas de duas ou mais substâncias diferentes).
- se dissolve por completo no solvente (solubilização completa).
Solvente: substância que dissolve um soluto, resultando em uma solução (mistura de diferentes substâncias dissolvidas completamente).
São geralmente líquidos, mas também podem ser um sólido, um gás ou um fluido supercrítico. A quantidade de soluto que pode se dissolver em um volume específico de solvente varia com a temperatura.
Característica principal:
- dissove o soluto (dissolução do soluto);
- pode variar seu poder de dissolução (dissolver) de um soluto conforme a variação de temperatura;
- vira uma solução após dissolver um soluto.
Disperso: substância que é "dispersada" (ou espalhada) no dispersante, que não possui solubilização completa.
Características principais:
- substância de menor quantidade em uma dispersão (toda mistura é chamada de dispersão);
- não dissolve por completo como o soluto, portanto possui solubilização incompleta.
OBSERVAÇÃO: No caso das soluções, o disperso é chamado de soluto (disperso = soluto) e o dispersante de solvente (dispersante = solvente).
Solução = soluto + solvente.
Dispersante: recebe a distribuição do disperso. É a substância de maior quantidade presente em uma dispersão (toda mistura é chamada de dispersão)
Características principais:
- substância de maior maior quantidade em uma dispersão (toda mistura é chamada de dispersão);
- quando o dispersante (mistura de uma ou mais substâncias) é homogêneo, ele pode ser chamado de solvente (dispersante = solvente).
Dispersão: toda mistura é chamada de dispersão. Existem três tipos de dispersões: soluções (partículas com dimensões abaixo de 1 nm), dispersões colidais (partículas com dimensões entre 1 a 1000 nm) e suspensões (partículas com dimensões acima de 1000nm).
Em outras palavras, dispersão é uma mistura de duas ou mais substâncias em que as partículas de uma fase (fase dispersa = sal, por exemplo) se encontram distribuídas no seio de outra (fase dispersante = água, por exemplo).
A dispersão pode ser classificada em sólida, líquida ou gasosa conforme o estado de agregação do despersante. Abaixo seguem alguns exemplos:
Monodisperso: partículas da fase dispersa (ou da fase em que o disperso foi "dispersado" ou espalhado no dispersante) que possuem aproximadamente o mesmo tamanho.
Solução: é uma mistura homogênea na qual não se pode enxergar suas partículas dispersas (espalhadas) nem com microscópio. Numa solução, pode-se dizer que as partículas de menor quantidade são chamadas de soluto ao invés de disperso, e já as partículas que de maior quantidade (que dissolve o soluto) se chamam de solvente ao invés de dispersante.
E outras palavras, uma solução pode ser um solvente misturado com as menores dimensões das partículas de um soluto que não se pode enxergá-los nem com microscópio. Vale ressaltar que uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias (numa só fase), e que numa solução não é possível observar a deposição do soluto (acumulação de matéria), pois, quanto menor for a partícula de substância, mais monodispersa ela será, ou seja, menos hetogênea será a amostra.
Caracteríscas principais:
- mistura homogênea;
- não há acúmulo de material (sedimentação);
- mistura com as menores dimensões das partículas de um soluto (ou disperso).
Suspensão: é a dispersão (mistura) com as maiores dimensões das partículas de um disperso (partículas com solubilidade incompleta).
Sol: tem disperso sólido e dispersante líquido que, após misturados e dissolvido o Sol por completo, adquirem aspecto de solução na forma líquida. Um exemplo é a cola.
Gel: tem disperso sólido e dispersante líquido, adquirindo aspecto sólido. Um exemplo é a geleia de frutas.
Colóide: partículas com dimensões médio entre 1 nanômetro a 1000 nanômetros (1x10-9 metro a 1x10-6 metro). Possui dois tipos de fase: Sol e Gel (supracitados nesta postagem).
Monodisperso(a): é a partícula de um colóide com dimensões aproximadamente do mesmo tamanho.
Supersaturação: é uma solução que contém mais material dissolvido do que poderia ser dissolvido pelo solvente em circunstâncias normais.
Difusão: migração de átomos ou moléculas num sistema físico (sólido, líquido ou gasoso), devido a sua própria agitação térmica, ou causada pela influência de um gradiente de temperatura, pressão, ou por um potencial químico ou elétrico.
Característica principal:
Migração das partículas devido a sua própria agitação térmica.
Nucleação: é o primeiro passo na formação de qualquer nova fase termodinâmica ou uma nova estrutura através de auto-montagem ou de auto-organização.
C A L E N D Á R I O : ( T E ) T Ó P I C O S E S P E C I A I S
Comentários
Postar um comentário